O Tratamento

O tratamento na Ortomolecular e na Longevidade Saudável vai depender, naturalmente, do estado atual do paciente, dos exames laboratoriais e especializados, e, em certa medida, dos objetivos, metas e necessidades primordiais do paciente e também de quanto o paciente quer investir em esforço e participação no seu próprio tratamento.

Por exemplo, se existe um problema pontual, mais ou menos localizado, pode-se ir direto ao ponto, com um tratamento mais ou menos simples, objetivo e rápido.
Na grande maioria dos casos, porém, os pacientes têm queixas antigas, complexas, subjetivas, já realizaram muitos exames e passaram por muitos médicos especialistas, com poucos resultados.

É aqui que entra a Integratividade, ver o paciente como um Todo, procurar causas e fatores antigos, mais ou menos obscuros. Procurar ver o funcionamento do organismo e da Psiquê como uma Totalidade, interdependente.

ortomolecularMedicamentos homeopáticos têm excelentes resultados. Porém, quando o paciente está muito debilitado, cansado, com suas energias esgotadas, é preciso dar um empurrãozinho maior. É aqui que entra a Estratégia Ortomolecular. Conforme estiverem os exames laboratoriais, a reposição de vitaminas, coenzimas, minerais, metais nobres, microelementos, e hormônios, são capazes de reativar ciclos metabólicos prejudicados.

Por outro lado, não devemos esquecer a desintoxicação de inúmeras substâncias tóxicas que entram em nosso organismo diariamente, seja pela ingestão de alimentos (corantes, flavorizantes, edulcorantes,espessantes, óleos de fritura ou cozimento de péssima qualidade etc.) ou pela respiração (nosso ar é extremamente contaminado) ou pela pele. O Brasil continua sendo o campeão mundial no uso de pesticidas, herbicidam e fertilizantes proibidos ,apesar de a legislação impor várias restrições. Todo este aglomerado de toxinas, cedo ou tarde, vai entrar em nosso organismo, e atacar órgãos nobres, como o cérebro, o coração, fígado, rins, etc, causando efeitos devastadores.

Cuidados especiais devem ser dedicados a uma alimentação saudável, bem diversificada, alimentos frescos, quanto mais naturais melhor; incluindo uma vasta gama de nutrientes.

A qualidade de vida vem sendo bastante enaltecida na atualidade. Qualidade de vida implica boas condições de educação, de saúde, alimentação, lazer, trabalho e facilidades econômicas para suprir as necessidades fundamentais.

Mais recentemente, um outro conceito, muito mais avançado, vem ocupando espaço cada vez maior: É o ESTILO DE VIDA, que envolve mudanças radicais no modo de viver das pessoas. Não se resume à qualidade de vida, que muitas vezes exige certo poder aquisitivo para aproveitá-la.

Estilo de vida implica na capacidade de agregar novos valores, novos modos de viver e sentir a vida. Na prática, refere-se à diminuição do stress, à busca de um trabalho que promova a realização pessoal e humana, viver em ambientes o mais natural possível; saber viver com o que se tem e contentar-se. Valorizar a percepção das relações humanas. É, ao mesmo tempo, mais despojado, sóbrio e mais rico. É uma nova atitude para com a vida